domingo, 11 de maio de 2008

DEGRADAÇÃO DOS CERRADOS

O processo de transformação do uso do solo, principalmente na região do bioma Cerrado, tem produzido, nas últimas décadas, um fenômeno de perda irrevogável de algumas características do meio ambiente natural. As pressões exercidas pelo aumento da população e a demanda de alimentos e de produtos como energia, água e outros fizeram com que os ambientes naturais sofressem drásticas transformações, num período de tempo relativamente curto. (NOBREGA; ENCINAS, 2006).


[...] o Cerrado tem sido a fronteira de expansão agrícola brasileira nos últimos 30 anos, para a produção de soja, milho e, mais recentemente, pecuária. Em face disso, 37,3% de sua área se encontram totalmente convertidos para usos antrópicos (CONSERVATION INTERNATIONAL, 2005). [...]. (Bonnet; Ferreira; Lobo, 2006)

Os dados de degradação ambiental nos cerrados é alarmante. Alguns estudos indicam que 49,11% da integridade da cobertura vegetal estaria comprometida, classificados como não-Cerrado, 16,72% seria Cerrado fortemente antropizado, 17,45% Cerrado antropizado e apenas 16,77% restariam de áreas de Cerrado não antropizado. (Walter, 2006, p. 389).

[...] Estudos recentes mostram que mais que 50% de sua área original foi convertida ou transformada pela ação humana (Machado et al. 2004). [...]. (COUTO-JUNIOR ET AL, 2007)






http://www.conservation.org.br/arquivos/Mapa%20desmat%20Cerrado.jpg


Pesquisas do projeto Ecomuseu do Cerrado apontam as porcentagens de uso do solo no município de Pirenópolis, GO. A região total do município possui 2.186 KM. Destes, 569,ou seja, 26% são vegetações de matas; 438 são consideradas Cerrado, 20%; e 1180km, 54% da cobertura territorial do município é considerada antropizada. (NOBREGA; ENCINAS, 2006).

A paisagem natural encontra-se fragmentada, compostas por ilhas inseridas em uma matriz de agroecossistemas. A intensa transformação antrópica do Cerrado tem o potencial de produzir grandes perdas de biodiversidade, especialmente em vista das limitações das áreas protegidas, pequenas e concentradas em poucas regiões. Dentre as regiões apontadas como áreas prioritárias para a conservação da vegetação do cerrado, aparece o Parque Estadual dos Pirineus (Serra dos Pirineus, Pirenópolis, GO), assim como toda a região de Pirenópolis foi apontada como área prioritária para a conservação da biodiversidade do Cerrado (polígono 218). (BRASIL, 2002).

Nenhum comentário: